Restaurante Bah em Porto Alegre

Gastronomia
| 03/08/15 |

Estive de rápida passagem na última semana por Porto Alegre, capital gaúcha, e fui almoçar no restaurante Bah que oferece gastronomia gaúcha atualizada e levemente sofisticada.

Já nas entradas constam pratos típicos regionais, porém com toque gourmet como bruschettas de cuca de Santa Cruz, cidade produtora da típica e tradicional cuca, espécie de bolo de origem alemã com cobertura doce ou salgada, para quem não conhece ou não é do Rio Grande do Sul. Entre outras opções, tem também o carpaccio de filé de gado do pampa com grana padano feito em Vacaria e azeite de oliva do Campos de Cima da Serra, todos ingredientes provenientes do estado.

Nos pratos principais, outras iguarias da culinária gauchesca estão presentes como costela gaúcha assada, paleta de cordeiro do pampa, tortéi de moranga com charque de Bagé, costeletas de porco com polenta, entrecot, carne de panela, carreteiro com charque, entre outros. Também tem o menu degustação à noite em que são servidos pratos em uma sequência.

Também constam pratos com peixes como bacalhau, robalo do mediterrâneo e típicos de outros estados com camarão e lagosta.

A adega de vinhos climatizada é grande e variada sendo um dos destaques da casa.

O ambiente é amplo, porém com as mesas próximas demais, dificultando a privacidade. O atendimento também deixou a desejar, acredito que por ser um restaurante que quer ser considerado como gourmet, pode acabar confundindo expressão facial séria e leve ar de arrogância dos garçons como modelo ideal de atendimento, porém em minha opinião, não importa se o restaurante é simples ou sofisticado, simpatia e estar atento aos clientes é fundamental no atendimento de qualquer estabelecimento. Estive anteriormente e o atendimento foi bem melhor que agora.

Aqui vão os pratos pedidos em minha mesa:

Começamos com o couvert, aparentemente bem simples, porém saboroso.

Pãozinho caseiro, crostines, tomates assados, queijo da colônia, manjericão, nata fresca da colônia com raiz forte, manteiga e palitos de legumes

bah-restaurante-la-dulce-vida

Pratos principais: Tortéi de moranga e charque desfiado, com manteiga de sálvia e farelo de biscoito de Amaretto

Quem pediu este prato, falou que há alguns anos atrás estava bem mais saboroso.

bah-restaurante-la-dulce-vida (2)

Picadinho a faca querido pelos gaúchos com cenouras e ervilhas, arroz branco, feijão, chips de batata doce e duas farofas

bah-restaurante-la-dulce-vida (3)

bah-restaurante-la-dulce-vida (4)

Este foi o que pedi e não gostei: risoto com lascas de paleta de cordeiro do pampa e crocantes de alho-poró

bah-restaurante-la-dulce-vida (5)

Fiz um novo pedido e este eu aprovei: entrecot, um corte especial do filé da costela, grelhado, com duas farofas, uma de erva-mate e batatas douradas com toque de alecrim

bah-restaurante-la-dulce-vida (6)

Achei bem interessante essa inovação de farofa com erva-mate!

 

De sobremesa:

A tradicional trilogia: arroz doce, sagu com creme e ambrosia

bah-restaurante-la-dulce-vida (8)

Folhado com creme e geleia de uva

bah-restaurante-la-dulce-vida (7)

 

Um pouco do local

Localizado no Barra Shopping Sul, tem área com deck e vista para o rio Guaíba e um pouquinho do cardápio que fica antes da porta de entrada.


 

Quando em POA, vale a pena conhecer!

Ótimo início de semana.

Comentários no Facebook

Comentários no Blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também