O que é alta-costura?

Sem categoria
| 07/07/16 |

Está acontecendo a Semana de Alta-Costura em Paris Outono-Inverno 2016/17, porém muita gente não sabe o que é alta-costura.

Na verdade, este termo é usado para roupas exclusivas feitas sob medida. É a alta moda feita à mão do início ao fim. São roupas de altíssima qualidade, caras, feitas com materiais sofisticados, costuradas com perfeição nos mínimos detalhes, finalizadas pelos mais experientes e capazes costureiros, e tudo é feito à mão com técnicas geralmente demoradas para ficarem prontas à longo prazo. Quem é cliente das marcas de alta-costura não se preocupa com o alto valor que terá que pagar pelas roupas.

O termo surgiu em Paris na metade do século 19. Atualmente, alta-costura (Haute couture) é um nome protegido pela lei na França, que não pode ser usado exceto pelos ateliês que se encaixam nos padrões e normas exigidas, apesar de ser largamente usado para definir as roupas feitas sob medida em outras capitais fashion como Londres, Milão, Nova York e Tóquio. De qualquer modo, o termo pode se referir às grifes ou aos fashion designers que criam peças exclusivas, requintadas e de alta qualidade.

Somente ateliês franceses podem ser considerados de alta-costura. Inclusive, na capital da França existe uma comissão, o Chambre de commerce et d’industrie de Paris, que tem o chambre syndicale de la haute couture, fundado em 1868, que é o próprio sindicato da alta-costura, comissão que regulariza e determina quais ateliês se encaixam nas normas e podem ser denominados como verdadeiros fabricantes de alta-costura.

Os critérios da alta-costura foram estabelecidos em 1945 e atualizados em 1992. Para poder ser chamado como tal, um ateliê ou uma casa de costura tem que se encaixar em padrões determinados e seguir certas regras. São elas:

  • peças feitas a pedido de clientes particulares, com uma prova ou mais;
  • ter um atelier em Paris que empregue pelo menos quinze funcionários na equipe em tempo integral;
  • ter pelo menos vinte funcionários que são técnicos nas diversas áreas necessárias para a confecção das peças, em tempo integral e em pelo menos uma das oficinas;
  • apresentar uma coleção com pelo menos 50 designs originais para o público toda temporada de moda (duas, em janeiro e julho, todo ano), de roupas de dia e noite.

E quais são as grifes que desfilam na Semana de Alta-Costura em Paris atualmente? só para citar algumas: Chanel, Christian Dior, Valentino, Jean Paul Gaultier, Elie Saab, Maison Margiela, Giorgio Armani Privé, Atelier Versace, Schiaparelli, Giambattista Valli, J. Mendell, Alexandre Vautier, etc.

Este vídeo mostra como é feito o desfile de alta-costura da Chanel.

Um pouco das coleções desfiladas nesta Semana de Moda de Alta-Costura em Paris:

Chanel

Dior

Vetements

Schiaparelli

Atelier Versace

Elie Saab


Abrazos

Comentários no Facebook

Comentários no Blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também