Frases statement na moda

Clipping
| 07/04/17 |

Nesta última temporada de desfiles e em looks que estão aparecendo por aí, tem-se visto muitas camisetas entre outras peças de roupas com frases statement à favor dos direitos das mulheres, questionamentos sociais, políticos e contra a discriminação de gênero e cor.

Há uma tendência da moda ser um meio de manifestação de diversas áreas, inclusive político, como uma forma de protestar. Na última New York Fashion Week, vários estilistas decidiram se manifestar contra o novo presidente americano Donald Trump e suas decisões tomadas, como mostrou a marca Public School com frases nacionalistas em bonés e roupas em seu desfile.

O estilista Prabal Gurung no desfile de sua grife homônima puxou para uma questão bem atual do empoderamento feminino, e ousou com frases feministas e que apoiam as causas dos direitos sociais e sexuais das mulheres, contra o preconceito racial e o padrão de beleza imposto pela sociedade.

Um dos desfiles que mais causou impacto e discussão nas últimas semanas de moda internacionais, Prabal Gurung questiona o porquê do preconceito, além de mostrar a força da mulher e de que cada uma deve apoiar a outra para acabar com questões de abuso, violência, desigualdade entre os gêneros no ambiente de trabalho, entre outras causas sociais. O próprio estilista ao final do desfile apareceu com uma camiseta com a frase escrita ‘This is what a feminist looks like’, em português: ‘Isto é como um feminista se parece’.

Outros estilistas americanos também abordaram o tema político-social em suas marcas na NYFW, como Christian Siriano.

Na última London Fashion Week Fall-Winter 2017/2018, a Ashish também protestou contra o racismo e o preconceito em relação à homossexualidade, manifestando de uma forma alegre e divertida, celebrando os diferentes grupos étnicos e a diversidade sexual e suas manifestações.

Além de pôr em pauta e discussão as diferenças culturais entre homens e mulheres, ou seja, o que é considerado masculino e feminino, a Ashish mostrou em suas frases uma busca maior pelo amor, pela gentileza e cordialidade nas relações entre as pessoas.

A tradicional maison francesa, Dior, com a estreia da nova estilista Maria Grazia Chiuri também não ficou por fora e desfilou camiseta com a frase ‘Todos devemos ser feministas’, durante a Paris Fashion Week.

A Vetements ainda em sua coleção prêt-à-porter Fall-Winter 2016/17 para o último inverno europeu, optou por uma forte frase que remete à rebeldia.

Realmente, as frases statement em roupas refletem mudanças na cultura atual, em que há uma busca pela minimização das diferenças entre homens e mulheres, lembrando sobre a androginia, tendência de moda em que o estilo masculino e roupas consideradas masculinas passam a fazer parte do guarda-roupa feminino e vice-versa. Há uma busca para diminuir o preconceito entre as pessoas, seja em relação a sexualidade, cor, grupo étnico, imigração, bem como sobre questões políticas e sociais, e isto é algo muito positivo.

Na última semana, Victoria Beckham apareceu usando uma camiseta com frase que, traduzindo significa ‘A moda roubou meu sorriso’, o que mostra uma auto-ironia, pois se adapta  perfeitamente a ela que é famosa por nunca sorrir e sempre fazer carão para os fotógrafos.

O que acham desta tendência?

Abrazos

Comentários no Facebook

Comentários no Blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também