Feminismo em pauta

Clipping
| 21/07/17 |

Vem chamando a atenção como questões sociais e políticas tem sido abordadas na moda, que se tornou palco de manifestações e protestos, principalmente na busca pelos direitos das mulheres, o chamado empoderamento feminino que é uma forte tendência da atualidade, mais precisamente no Brasil.

Juntamente com a Women’s March, movimento que luta pelos direitos femininos que ocorreu em Washington nos Estados Unidos e com algumas outras manifestações no mundo inteiro em janeiro, alguns acontecimentos no mundo da moda evidenciam mudanças em prol das mulheres. Como a escolha da primeira estilista mulher da Maison Dior, Maria Grazia Chiuri, que em sua primeira coleção para a grife francesa desenvolveu uma camiseta estampada com a frase que é hit do momento ‘We all should be feminists’ (Todos nós devemos ser feministas). Criou polêmica e tendência.

Maria Grazia Chiuri, a primeira mulher a ser diretora criativa da Maison Dior.

O estilista Prabal Gurung também mostrou no desfile de sua grife homônima durante a última New York Fashion Week várias camisetas com frases como ‘The future is female’ (O futuro é feminino), e com ele próprio aparecendo no final do desfile usando uma camiseta com a frase ‘This is what a feminist looks like’ (Isto é como um feminista se parece).

O estilista Prabal Gurung entre as modelos de seu desfile.

Além disso, várias modelos plus size desfilaram para a marca, o que mostra uma quebra de paradigmas e possível mudança nos padrões de beleza impostos pela sociedade atual.

Outro detalhe importante foram os seios à mostra nas passarelas, inclusive da Dior, o que questiona a obrigação do uso do sutiã pelas mulheres e remete aos tempos em que o feminismo começou a se lançar em protestos como a queima de sutiãs na década de 1960.

As mudanças nos padrões de beleza são evidentes em diversas campanhas de moda com modelos de todas as idades, etnias, silhuetas, assim como de diferentes gêneros e também com deficiências físicas. Há uma nova corrente de pensamento na moda mundial que reflete as mudanças da cultura atual, tornando-a mais democrática e abrindo portas a quem era excluído anteriormente.

Matéria publicada na revista Perfil em maio de 2017.