Cire Trudon – Velas tradicionais de Paris

Viagens
| 07/11/16 |

A Cire Trudon foi mais um dos lugares bem interessantes que conheci em Paris!

É uma tradicional marca de velas que remonta ao século 17. Foi criada em 1643 pelo mercador Claude Trudon que ao chegar em Paris montou uma loja na rua Saint-Honoré para vender especiarias, e também passou a produzir velas para suprir as necessidades de seus clientes. Seu filho Jacques herdou o negócio do pai, produzindo cera e velas, tornando-se boticário e produtor para a Rainha Marie-Thérèse em Versalhes.

Nesta época, as velas de qualidade eram fabricadas com cera de abelha, e o trabalho de extração da cera era muito cuidadoso começando pela retirada direto das colmeias depois eram limpas e branqueadas por uma série de banhos de água. Após, cortava-se em longas tiras e eram secas ao ar livre. O pôr do sol também contribuía para branquear. Por causa da extrema pureza da cera, as velas Trudon transmitiam um brilho intenso.

No século 18, a Maison Trudon produzia velas para a corte real da França sob o reinado de Louis XV e também para as mais proeminentes igrejas de Paris e região. Nesta época mais de 100 pessoas trabalhavam nas fábricas e a família Trudon era a maior e mais respeitada fabricante de cera da França. Em 1889, recebeu uma medalha de ouro na Exposição Universal de Paris e também diversos outros prêmios pelo know-how e constante inovação na área de velas.

E a produção continua até os dias de hoje sendo modernizada e adaptada com o passar do tempo. É claro, que com a invenção da energia elétrica, o uso de velas foi reduzindo, mas a Trudon continua produzindo para igrejas e outros usos, além de se readaptar aos novos tempos criando velas perfumadas e aroma de ambientes.

cire-trudon-paris-la-dulce-vida

Há vários tipos diferentes de velas com diversos aromas, inclusive cheiros bem exóticos como o de mato queimado que remete ao término de uma batalha, assim como o de charuto, vela para um ambiente mais masculino.

cire-trudon-paris-la-dulce-vida-2

cire-trudon-paris-la-dulce-vida-3

cire-trudon-paris-la-dulce-vida-4

A Cire Trudon tem uma linha de velas de bustos de personagens históricos da França como Maria Antonieta, Louise, a Escrava e Napoleão (da esquerda para a direita).

cire-trudon-paris-la-dulce-vida-5

Vela busto de Napoleão.

cire-trudon-paris-la-dulce-vida-6

cire-trudon-paris-la-dulce-vida-7

Vela busto Louis XIV.

cire-trudon-paris-la-dulce-vida-8

Esta é o último lançamento e foi minha escolha de compra! Tem um aroma delicioso.

cire-trudon-paris-la-dulce-vida-9

cire-trudon-paris-la-dulce-vida-10

Linha de velas feitas em parceria com o estilista Giambattista Valli.

cire-trudon-paris-la-dulce-vida-11

cire-trudon-paris-la-dulce-vida-12

cire-trudon-paris-la-dulce-vida-13

cire-trudon-paris-la-dulce-vida-14

Camafeus de cera.

cire-trudon-paris-la-dulce-vida-15

cire-trudon-paris-la-dulce-vida-16

cire-trudon-paris-la-dulce-vida-17

cire-trudon-paris-la-dulce-vida-18

cire-trudon-paris-la-dulce-vida-19

cire-trudon-paris-la-dulce-vida-21

cire-trudon-paris-la-dulce-vida-20

cire-trudon-paris-la-dulce-vida-22


A Cire Trudon tem duas lojas próprias em Paris e também no Le Bon Marché, além de lojas em Londres e Nova York

Abrazos