Carnaval de Veneza

Viagens
| 06/02/16 |

E já estamos no Carnaval! Como tem passado tudo tão rápido, não acham?!

Apesar de vivermos no país do Carnaval, a festa está longe de ser uma unanimidade entre todos os brasileiros. E para quem não é muito fã, há outras opções de viagens, lazer e festividades como o Carnaval de Veneza que diferente do nosso remonta há séculos de tradição com os primórdios de sua origem datando provavelmente de 800 anos atrás.

A tradição no entanto surgiu no século XVI, quando a nobreza da cidade de Veneza na Itália saía disfarçada para se misturar ao povo nas ruas, por isso o uso das máscaras que são usadas até hoje.

Já os trajes usados tem inspiração no século XVIII. São longas túnicas ou roupas bufantes e saias longas e rodadas em cores variadas e vibrantes, além do sóbrio preto. Já as máscaras não variam muito as cores, aparecendo em branco, prata e dourado, e muitas são repletas de detalhes. Realmente não tem nenhuma semelhança com o excesso de nudez do nosso Carnaval, além de remeter à tradições do passado.

Os festejos com apresentações e bailes iniciam no final de janeiro e terminam dia 09 de fevereiro. Durante este período são realizadas grandes apresentações na Piazza San Marco (Praça São Marco), principal local e símbolo de Veneza onde está localizada a Basílica de San Marco, o Campanário da Basílica e o Palazzo Ducal de Veneza.

É na Piazza que acontecem os tradicionais Voo do Anjo de Veneza e Voo da Águia, nos quais duas moças sempre são escolhidas para representar estes papéis, e vestidas a caráter descem penduradas através de fios do Campanário da Basílica até a Praça. A descida do Anjo marca o início das celebrações do Carnaval e é feita uma seleção entre as moças venezianas no ano anterior que definirá quem será o Anjo do próximo. Neste ano, além dos tradicionais eventos de abertura, a Piazza também será palco para artesãos, apresentações teatrais e a escolha do melhor mascarado fantasiado.

Enfim, é uma época em que acontecem inúmeros eventos como de gastronomia, apresentações teatrais, exposições e diversos bailes, tudo no clima de máscaras e jantares temáticos.

carnaval-de-veneza-la-dulce-vida.2

O desfiles das Marias – dentre as Marias, será escolhida o Anjo de Veneza do próximo ano.

carnaval-de-veneza-la-dulce-vida.30

O tão aguardado Voo do Anjo de Veneza – uma imensa multidão aguarda sua chegada na Piazza San Marco. Todo ano uma moça veneziana é escolhida para representar o Anjo no ano seguinte. Só não pode ter medo de altura!

carnaval-de-veneza-la-dulce-vida.27

carnaval-de-veneza-la-dulce-vida.26

carnaval-de-veneza-la-dulce-vida.24

O Voo da Águia

carnaval-de-veneza-la-dulce-vida

O Voo do Leão – A bandeira com o símbolo de Veneza, o leão, circula pela Piazza.

carnaval-de-veneza-la-dulce-vida.25

As fantasias são refinadas, sofisticadas, ricamente elaboradas e cheias de detalhes. Particularmente acho que possuem uma elegância kitsch, que puxa levemente para o brega, mas que tem uma exótica beleza que causa uma fascinante atração e clima de mistério.

carnaval-de-veneza-la-dulce-vida.3

carnaval-de-veneza-la-dulce-vida.10

carnaval-de-veneza-la-dulce-vida.4

carnaval-de-veneza-la-dulce-vida.5

carnaval-de-veneza-la-dulce-vida.6

carnaval-de-veneza-la-dulce-vida.8

carnaval-de-veneza-la-dulce-vida.9

carnaval-de-veneza-la-dulce-vida.11

carnaval-de-veneza-la-dulce-vida.12

carnaval-de-veneza-la-dulce-vida.13

carnaval-de-veneza-la-dulce-vida.14

carnaval-de-veneza-la-dulce-vida.15

carnaval-de-veneza-la-dulce-vida.16

carnaval-de-veneza-la-dulce-vida.17

carnaval-de-veneza-la-dulce-vida.19

carnaval-de-veneza-la-dulce-vida.20

carnaval-de-veneza-la-dulce-vida.21

carnaval-de-veneza-la-dulce-vida.22

carnaval-de-veneza-la-dulce-vida.23

carnaval-de-veneza-la-dulce-vida.28

Com certeza, para quem quer conhecer a cidade e os pontos turísticos com calma, não é a melhor época para ir, pois há um grande acúmulo de gente. Até porque se locomover de um lugar para outro em Veneza sempre é complicado. Primeiro, se você chegar em Veneza no dia do Carnaval, terá que ir de trem, depois como a cidade está no meio da água os “táxis” são os barcos, uns maiores e outros menores, que provavelmente estarão abarrotados. Fui há alguns anos atrás no mês de maio e já era bem difícil para entrar nos barcos, com bastante gente não respeitando as filas e se acotovelando. No Carnaval provavelmente se torna mais desorganizado ainda.

Se agora está muito em cima da hora, fica a dica para se organizar para o próximo Carnaval!